Dia da água: projeto da Uniplac gera exemplos para outras instituições

Modelo para área de gestão ambiental o Projeto “Sistema de Captação da Água da Chuva” implantado na Uniplac há mais de dez anos vem gerando pautas para encontros e palestras, assim como é conteúdo de ações de educação ambiental em outras instituições da região. Exemplo disto foi a participação da técnica da Uniplac Juliana Amarante da semana de atividades dedicadas à comemoração do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, realizada pela Escola Estadual Belizario Ramos. Na oportunidade Juliana, palestreou sobre o funcionamento do sistema de captação, relatando o sucesso com os bons índices de economia para a Universidade. Alunos das turmas de 6º e 7º anos da escola participaram da atividade. O projeto da UNIPLAC foi implantado há pouco mais de dez anos, quando da ampliação dos prédios da Universidade sob a coordenação da então vigente na Universidade Comissão de Biossegurança e Gestão Ambiental. Já a divulgação do Sistema de Captação da UNIPLAC é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Juliana Amarante e Lucimara Silveira que em 2005, realizou o levantamento do sistema, e a aferição de quanto exatamente era a economia gerada pelo sistema e de sua eficiência. Estes cálculos demonstraram a economia de cerca de 50% da água tratada. Da estrutura da Universidade o Bloco II e também os prédios do Centro de Ciências Jurídicas e Centro de Ciências da Saúde contam com o funcionamento do sistema, onde ocorre a captação da água da chuva pelo telhado, que após coletada a pelas calhas, corre por uma tubulação, apenas por força mecânica, para armazenamento em 10 caixas com capacidade para 1000 litros cada. Esta água armazenada serve para uso nas descargas dos mictórios dos banheiros da Universidade, ou seja, é utilizada para fins não potáveis. O Sistema de Captação da Água da Chuva já foi premiado pela WWF do Brasil e pela Agência Nacional das Águas – ANA. Esta é uma pequena contribuição da Universidade, mas muito válida já que evita o desperdício da água potável com a reutilização da água da chuva. Outros Projetos como a Rede Aquífero Guarani, e ações realizadas pelos mestrado em Ambiente e Saúde e Educação e dos cursos de graduação também trazem a importância da valorização deste recurso tão importante para a vida humana e do planeta como um todo. Fica o registro da Universidade do Planalto Catarinense pela passagem deste dia importante que é o Dia Mundial da Água.