I Salão do Livro acontece ao longo de toda a semana em Lages

Com o objetivo de promover a literatura e o incentivo à cultura em toda a região, o Salão do Livro acontece ao longo de toda a semana, até o domingo, 30 de março na Praça Joca Neves, em Lages. A programação do evento é inteiramente gratuita e conta com grandes nomes como o cantor e escritor Humberto Gessinger, que discutiu na noite desta terça-feira (26)o tema “Música e literatura: Mapas do acaso”. Gessinger também falou da importância de eventos como o Salão do Livro para descoberta de pessoas de todas as faixas etárias do sentimento pela leitura. Nesta mesma noite também aconteceu uma solenidade que homenageou rês personalidades que fazem parte da história da literatura local: João Rath de Oliveira, Jaime Luiz Cani (representado pelos filhos) e Márcio Camargo Costa (os dois últimos já falecidos). Entre os assuntos abordados ao longo da semana também estão discussões importantes do mundo literário, debates e relatos de pessoas de diversas regiões do país. Para aqueles que ainda pretendem aumentar sua coleção de livros e revistas, o Salão conta com vários estandes para aquisição dos mais variados títulos. Considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea, o escritor Cristóvão Tezza, natural de Lages participa das atividades no último dia, 30 de março com um encontro-homenagem. Neste dia, o encerramento fica por conta do poeta, cantor e compositor Rodrigo Garcia Lopes. Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniplac participaram do encontro na noite de ontem, segunda-feira. A linha de discussão da primeira noite tratou de como a linguagem da literatura e do cinema se relacionam. À frente do debate estiveram o jornalista, crítico de cinema e literatura José Geraldo Couto, o escritor e roteirista Fábio Bruggemann, de Florianópolis, e o cineasta e escritor lageano Armin Daniel Reichert. Demétrio Panarotto foi o mediador da conversa. A expectativa é de que mais cursos da Universidade participem do evento ao longo de sua duração. O Salão do Livro destina-se a todas as idades. A programação possui momentos de integração para crianças e jovens que poderão provar do universo literário com contação de histórias, cantigas, contos e causos. O evento inicia todos os dias às 9h da manhã, com encerramento às 21h.