Projeto realizado por instituições de Lages visa a implantação de Centro Avançado em Estudos de Compactação para a Geração de Energia

Em reunião realizada na última sexta-feira (21) na MIDILages/UNIPLAC entre as instituições envolvidas na implantação do Centro Avançado em Estudos de Compactação de Biomassa para a Geração de Energia em Santa Catarina, foram retomadas as atividades para efetivação da primeira meta, que trata do projeto conceitual da peletizadora. Nessa etapa os pesquisadores contaram a parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, sob a coordenação do professor Amir Antonio Martins de Oliveira Jr., PH.D. UNIPLAC, UDESC, SOLUMAD e Biofair são as instituições parceiras responsáveis pelo projeto que foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC em 2013. Seu objetivo é projetar, montar e operacionalizar uma usina piloto laboratorial de peletização de biomassa para geração de energia, além de elaborar o projeto técnico operacional do Centro Avançado em Estudos de Compactação de Biomassa para a Geração de Energia em Santa Catarina, no município de Lages. Consequentemente, a consolidação do Centro, através da geração de conhecimentos e de tecnologias, dinamizará o desenvolvimento regional e da cidade, dando suporte ao desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e do País. O projeto fornecerá ainda às instituições parceiras os subsídios necessários para a busca de financiamento e o estabelecimento de parcerias, levando à concretização da instalação do Centro Avançado em Estudos de Compactação de Biomassa para a Geração de Energia em Lages. O período de execução do projeto segue até dezembro de 2015.