Programando o Futuro: projeto promove o aprendizado de programação e raciocínio lógico para estudantes

Programando o futuro: projeto lançado oficialmente em Lages Foi lançado oficialmente na manhã de hoje (28) o projeto “Programando o Futuro” que buscará desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos de ensino fundamental, despertando o seu interesse pela área tecnológica. Estiveram presentes no evento os representantes das instituições parceiras para aplicação do projeto e autoridades da área de tecnologia e educação em âmbito municipal, regional e estadual. A escola Vidal Ramos Júnior recebeu no final de 2013 o projeto piloto. A aplicação do projeto consiste em dois encontros, com o total de 40 horas para crianças de 8 a 12 anos nas mais 40 escolas vinculadas à Gerencia Regional de Educação - Gered Lages. Nos encontros as crianças também contarão com as atividades para estímulo de sua criatividade, por meio da linguagem de programação de computadores, com a criação de softwares. São atividades lúdicas com moldes em uma plataforma americana especializada, voltada para a faixa etária do projeto. “A plataforma é desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), e por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação é ideal quem está começando a programar”, explica o idealizador do projeto Marcos Molinari. Molinari também afirma que o “O Scratch (linguagem) é muito mais acessível que outras linguagens de programação, pois utiliza uma interface gráfica lúdica, a qual permite que programas sejam construídos como blocos de montar, com dinâmica semelhante ao do brinquedo LEGO.” Os municípios de Palmeira, São José do Cerrito, Bocaína, Correia Pinto, Ponte Alta, Capão Alto, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Painel, Otacílio Costa e Lages, estão incluídos no projeto que funcionará no contra turno para 40 crianças por escola. O projeto poderá ser ampliado para todo o Estado. Para o reitor da Uniplac, professor Luiz Carlos Pfleger , este é um ótimo projeto pois trabalha com crianças. Para ele “apostar nas crianças é investir no futuro”. Já o secretário regional Gabriel Ribeiro considera o projeto inovador, já que havia acabado de ser lançado nos Estados Unidos e trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. “Estamos utilizando a estrutura e recursos humanos que já possuíamos em favor de uma nova experiência, trazendo novos conceitos e formando novos cidadãos, afirmou Gabriel, relatando ainda da sua crença de o projeto “construirá uma nova realidade para muitos e mudará vidas”. O projeto é de responsabilidade da Uniplac e será subsidiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Fundação Catarinense de Amparo à Pesquisa – FAPESC. “Programando o futuro” conta com a coordenação institucional de responsabilidade do professor Rafael Gattino Furtado (Uniplac) e a coordenação local de Rita Lang. Ao final do evento de lançamento os monitores das escolas participantes do projeto vestiram literalmente a camisa do “Programando o Futuro”. A próxima etapa é a capacitação dos monitores, que a acontecerá nos meses de abril e maio.