Professora e estudantes da Uniplac participaram do Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo (IEG/UFSC)

A professora Mareli Eliane Graupe (PPGE) e as alunas de graduação Gabriela do Amarante Liz (Pedagogia) e Marcia Muniz Silva (Serviço Social), e a mestranda Lucia Aulete Búrigo de Sousa, pesquisadoras da FAPESC no projeto “Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina” participaram dois dias (18 e 19 de março) do Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo, como parte da formação teórica e metodológica para o desenvolvimento do projeto que é acontece em parceria com UFSC, UFFS, Unisul e Uniplac. Na noite do dia 18, a equipe de Lages participou da reunião geral do projeto com mais professoras coordenadoras e bolsistas das quatro instituições, que é um grupo de aproximadamente 30 pessoas. A reunião teve como propósito a socialização e discussão das atividades de pesquisa que estão sendo realizadas nas quatro universidades que fazem parte desse projeto. No final do ano passado a equipe de pesquisadoras (es) de Lages recebeu do projeto FAPESC dois computadores, um datashow e móveis para escritório. O projeto está alocado na sala 3301 no prédio do CCJ no campus da Universidade. PALESTRA DA PROFESSORA DA UNIPLAC FEZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO CURSO A professora Mareli Eliane Graupe (PPGE) ministrou uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo – IEG/UFSC. O curso teve duração de uma semana e aconteceu no Centro de Eventos da Universidade Federal com mais de 175 pessoas inscritas. A palestra foi proferida no dia 19 de março e tratou do tema “Gênero e Educação: Pedagogia da Equidade” . Esse tema é de fundamental relevância para os cursos de licenciatura e para as Escolas de Educação Básica, pois abrange a discussão da função da educação na construção e na efetivação dos direitos iguais para todos(as). Atualmente é importante problematizar o papel que a educação exerce na produção das desigualdades, especialmente na constituição das masculinidades, nos comportamentos machistas, sexistas, racistas e homofóbicos, buscando a desconstrução da ideia de uma essência ou natureza que explique e justifique as violências, as desigualdades de gênero, as ações discriminatórias, bem como as desigualdades estabelecidas entre os vários grupos sociais. Neste curso palestraram profissionais do campo dos estudos de gênero de diferentes áreas do saber (Psicologia, Serviço Social, História, Pedagogia , Saúde, Filosofia, Antropologia, etc) e participaram como ouvintes professoras/es, graduandas/os, mestrandas/os e doutorandas/os de diferentes Estados do Brasil. LIVRO SOBRE “DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAIS EM SANTA CATARINA” FOI LANÇADO Ainda neste evento, a professora laçou um livro, intitulado “Desafios da formação em gênero, sexualidade e diversidade étnico-raciais em Santa Catarina”, organizado por Olga Regina Zigelli Garcia, Miriam Pillar Grossi e a própria professora, que possui dois capítulos em coautoria. O lançamento aconteceu no último dia 17 no Auditório do CFH/UFSC. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a realização do curso Gênero e Diversidade na Escola no ano de 2012 e 2013 em Santa Catarina. Possui como objetivo contribuir com a reflexão teórica sobre as experiências de gestão e formação de professoras e professores buscando apontar ao projeto nacional do Ministério da Educação possibilidades de melhorias no campo do ensino e da qualificação docente no país.