Desenvolvimento regional, educação ambiental e sustentabilidade em pauta na Uniplac

A partir das 16 horas desta sexta-feira (2) os trabalhos relacionados ao tema “Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”, que dá nome ao primeiro seminário do Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), estarão expostos no Centro de Convivências. Essa será a primeira atividade do evento que ocorre nos dias 2 e 3 na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). De acordo com a coordenadora do programa, professora Maria de Lourdes Pinto de Almeida, esse seminário está inserido no contexto do que prevê o Proesde com o curso seqüencial de complementação de estudos, que consiste também no incremento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação e ao processo de desenvolvimento socioeconômico da região Serrana. E para discutir o que é o Proesde, uma mesa redonda será formada por representantes dos alunos, professores e coordenação do programa por volta das 20h30min, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas. Essa etapa está agendada para depois da abertura oficial, que contará com a presença de representantes de órgãos ambientais, das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages e São Joaquim e das Secretarias de Educação desses dois municípios. Por volta das 21 horas, o professor Fábio Bento, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, aborda em sua palestra o “Direito Ambiental”. Já no sábado, dia 3, a mesa redonda, marcada para as 10h, tem a proposta de discutir o desenvolvimento regional e sustentabilidade. No inicio do período vespertino, a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), a Associação Empresarial de Lages (ACIL) e a Fatma trazem para discussão as “Políticas Públicas e Cidadania”. Esse tema continua a ser debatido pelos alunos, representantes da prefeitura, câmara de vereadores e secretarias regionais de Lages e São Joaquim. Antes da palestra de encerramento, que tem como título “O que se espera do Proesde?”, proferida pela pró-reitora de ensino, professora Marilane Wolff Paim, ocorre a apresentação da Associação Cultural Matakiterani. O seminário é aberto ao público. Para participar como ouvinte, os interessados precisam fazer um investimento de R$10 na taxa de inscrição, o que lhe garante um atestado de participação certificado pela Universidade no total de 15 horas/aula.