Professor da Uniplac estará em Universidade de Madri

A Universidade Carlos III de Madri (Espanha) encaminhou durante este mês de março uma carta com convite ao Dr. Geraldo Antônio da Rosa, professor do Mestrado em Educação da Uniplac para visitar a instituição espanhola e apresentar sua contribuição com trabalho desenvolvido acerca da reflexão sobre a educação, com vistas à proposição de um modelo de formação sensível às prevenção de catástrofes coletivas. O projeto “Catástrofe, Trauma e Resistência: Experiência estética na Formação de Professores” foi desenvolvido pelo grupo de Pesquisa “Formação Cultural, Hermenêutica e Educação”, liderado pelo Professor Dr. Amarildo Trevisan da Universidade Federal de Santa Maria e aprovado pelo CNPq, do qual o professor Geraldo faz parte juntamente com pesquisadores de outras instituições como Unipampa, UnB, UFSM e Carlos III (Madri). O estudo busca levantar as modificações ocorridas no cotidiano da educação da cidade de Santa Maria/RS após a tragédia da Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas, sendo 115 alunos da UFSM. O intercâmbio do trabalho realizado, assim como do conhecimento gerado através dele é o objetivo do convite feito pelo Professor Antonio Gómez Ramos, parceiro de projeto do Professor Geraldo e Professor de Filosofia da Universidade Carlos III de Madri. O professor Geraldo segue para a Espanha, juntamente com o coordenador do projeto, no período de 7 a 14 de abril onde desenvolverá atividades diversas de divulgação do projeto de pesquisa, buscando aportes teóricos para o aprofundamento e ampliação do debate nos meios acadêmicos no Brasil. Segundo ele, esta será uma rica oportunidade para além de realizar o intercâmbio de conhecimentos, uma vez que esta temática vem sendo um dos pontos de debates nas Universidades da Europa, e de maneira especial na Universidade Carlos III de Madri. Esta viagem também poderá proporcionar novas parcerias para a Uniplac.