Professora da UNIPLAC participa de produção de materiais didáticos em gênero, sexualidade e relações étnico-raciais

A professora do Mestrado em Educação, Mareli Eliane Graupe participou da produção de dois materiais didáticos que foram lançados recentemente na Assembleia Legislativa em Florianópolis: “Videoaulas: Gênero e Diversidade” e “FUXICO: Uma maneira lúdica de contribuir para o aprendizado das questões de gênero, sexualidades e raça/etnia”. Mareli foi coordenadora de tutoria no ano de 2012, e participou da Videoaula número 01 - “Introdução do curso”, no material sobre Gênero e Diversidade. No Fuxico, a professora foi autora dos verbetes: Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, 17 de maio - Dia internacional contra homofobia, androcentrismo, Escola e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. Foram doadas cópias das produções para a biblioteca da Uniplac. Conheça mais os materiais: 1. GROSSI, M. P. et al. (Org.). Videoaulas: Gênero e Diversidade na Escola. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. DVD. Descrição: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas e ao Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, realizou em 2012/2013 o curso “Gênero e Diversidade na Escola” para profissionais da Educação Básica das redes públicas do Estado de Santa Catarina. O curso insere-se na modalidade de formação continuada de profissionais da educação, tratando das temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, possibilitando aos/às professores/as condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, contribuindo com a construção de uma educação inclusiva, não sexista e não homofóbica. Para auxiliar nesta formação, foram produzidas vinte videoaulas sobre os temas e as questões tratadas no curso do GDE. 2. ZIGELLI, Olga R. G. & GROSSI, M. P. (Org.). FUXICO: Uma maneira lúdica de contribuir para o aprendizado das questões de gênero, sexualidades e raça/etnia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. O livro FUXICO consiste em um jogo elaborado pela equipe do curso “Gênero e Diversidade na Escola”. Inspirado pelo jogo PERFIL da Grow, o Fuxico visa contribuir para aprendizado, reflexão e fixação dos conteúdos do curso GDE através de uma experiência lúdica. O jogo pode ser utilizado com estudantes (ensino médio ou universitário), pesquisadores e interessados nas temáticas de gênero e sexualidade.