Encontro de Humanização em Saúde acontece nesta quinta-feira

A primeira edição do Encontro de Humanização em Saúde da Serra Catarinense acontece nesta quinta-feira (10), das 13h às 19h, no teatro Marajoara. No evento haverá espaço reservado para o compartilhamento de relatos de experiências de humanização em saúde. Será neste momento que profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Lages e da iniciativa Estratégia Saúde da Família (ESF) dividirão com a plateia as atividades do projeto de Acolhimento e Estação Acolher, em que profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão passando por etapas de educação permanente visando ao melhor acolhimento de pacientes em seus bairros. Está-se desenvolvendo um trabalho de melhoria da qualidade dos serviços desde a recepção do usuário na UBS. “É notável que ouvir com atenção e através do ‘olho no olho’ pode sim fazer a diferença tanto para o paciente quanto para o próprio trabalhador. É algo que vai além das atribuições técnicas e funcionais”, observa a coordenadora do Nasf, Lisandra Konrad. A programação será composta por três palestras: “Introdução sobre a Política Nacional de Humanização e o papel dos gestores na articulação da humanização no seu espaço de trabalho”, com o consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde para Santa Catarina, Carlos Alberto Severo Junior; “Ações de Humanização no Estado de Santa Catarina”, ministrada pela coordenadora estadual de Humanização, Ledronete Silvestre, e “O que é Humanização”, com a palestrante Maria de Fátima Rovaris, da Secretaria de Estado da Saúde. O I Encontro de Humanização em Saúde da Serra Catarinense é realizado pelo governo de Santa Catarina, Hospital Tereza Ramos, Gerências Regionais de Saúde e Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Lages e São Joaquim, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Lages e promoção do Ministério da Saúde. As inscrições acontecerão no dia do evento. Mais informações com Aneida Mendes, pelo número 9138-3909 e Ivana Souza, pelo 9992-9545. Na oportunidade também acontecerá a premiação dos vencedores do concurso de fotografias “Acolhimento Lages”, promovido pela Secretaria de Saúde de Lages, através da Diretoria de Atenção Básica. O curso de enfermagem da Uniplac participará do evento como parceiro e por mio da presença dos acadêmicos do curso.