Política de acesso à internet e melhorias nos servidores da Uniplac otimizam utilização da rede na Universidade
Elaborada com o objetivo de regulamentar a utilização da rede de internet da Universidade para funcionários, docentes, alunos e pessoas que estejam direta ou indiretamente vinculadas à Instituição em geral, a Política de Acesso à Internet Uniplac foi aprovada em outubro do ano passado, através da Resolução nº 04 do CONSAD.
As normas de conduta do usuário listam, dentre outros itens, a proibição da utilização da internet no intuito de cometer fraude; invasão da privacidade de terceiros, buscando acesso a senhas e dados privativos; prejudicar intencionalmente usuários da internet; utilização da internet para participar de jogos online, pirâmides, correntes e disseminação de lixo eletrônico (spam); e acesso a sites de relacionamento como Facebook e Twitter.
As punições para o não cumprimento das normas estabelecidas vão desde advertência formal ao infrator e bloqueio do acesso à internet no computador utilizado para as violações, até processos administrativos e/ou demissão do infrator.
No caso de má utilização ou inadequação no uso, a Universidade pode ainda cancelar o acesso pelo usuário, a qualquer momento, com ou sem aviso prévio.
A Instituição adota meios técnicos para a proteção dos dados fornecidos pelo usuário.
Todavia, o mesmo declara estar ciente de que medidas de segurança na Internet não são
infalíveis, e cabe a ele adotar quaisquer seguros, backups, antivírus e medidas de segurança que entenda convenientes.
A mesma ainda reserva-se ao direito de definir quaisquer que sejam os acessos a serem
liberados e bloqueios a serem realizados a sites, conteúdos e demais recursos
disponibilizados aos seus usuários, visto que o acesso a internet é disponibilizado para
atender ao objeto desta política.
Deve-se ressaltar também que as transmissões da internet nunca são completamente privadas e seguras. Qualquer mensagem ou informação que o usuário enviar a sites ou e-mails poderá ser lida ou interceptada.
SISTEMAS DE TELEFONIA E COMUNICAÇÃO VÊM SENDO APRIMORADOS NOS ÚLTIMOS MESES
A elaboração da política de acesso vem aliada a diversas melhorias realizadas nos últimos meses nas áreas dos sistemas de tecnologia e comunicação da Universidade.
Em maio do último ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através da Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia (RCT) ampliou a capacidade de internet da Universidade. Para realizar devidamente as adequações, recentemente foi otimizado e reestruturado todo o cabeamento e central telefônica do campus da Uniplac para ampliação efetiva e funcionamento devido destes.
Vale ressaltar que o trabalho ainda está em desenvolvimento, e sua parte lógica está sendo finalizada. Além disso, a distribuição de telefonia está em processo de mapeamento e readequação no Bloco I da Universidade. A expectativa é de que o trabalho seja providenciado nos próximos dias.
A política completa de acesso à internet Uniplac pode ser lida pelo link: http://www.uniplac.net/publicacoes/resolucoes/4857.pdf