Comissão da Residência Multiprofissional participou do 1º Congresso Internacional da Rede Unida

Com o tema central “Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS” o 11º Congresso da Rede Unida, com abrangência internacional, aconteceu na Cidade de Fortaleza, de 10 a 13 de abril de 2014. O evento contribuiu propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes. É sabido que o sistema de saúde brasileiro vivencia um momento bastante peculiar em sua história e atravessa um período de muitas mudanças e transformações para o aperfeiçoamento do SUS. Além disso, a reorientação dos mecanismos de gestão, dos modelos assistenciais e dos processos formativos desencadeados no último período, convive com o fortalecimento de uma ofensiva do mercado privado da saúde, que pressiona para instaurar um processo de “mercantilização da saúde”, pondo em risco as conquistas dos direitos sociais universais fruto das lutas democráticas e populares. O congresso agregou um conjunto diversificado de atores, reunindo docentes e estudantes das profissões da saúde e relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes do Ministério da Saúde, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, da gestão e do trabalho em saúde, da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS. Neste contexto, comissão representando a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uniplac, composta pela Coordenadora Professora Mirian Kuhnen, a Preceptora Enfermeira Margarete Jesse e a Residente Enfermeira Ana Paula da Silva participaram ativamente dos debates no Encontro Nacional de Residências em Saúde, nas Rodas de Conversa com apresentação da pesquisa “Educação Permanente na Estratégia Saúde da Família: desafio dos processos formativos em saúde” (Projeto financiado pela FAPESC), Oficinas e Fórum internacional de Educação permanente.