“Transformações poéticas – Som Passagem” é o tema da exposição, em mostra desde março no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, da fotógrafa e artista plástica Sylvia Carolinne, que conta com a participação do professor Marcio Costa.
Marcio é docente do curso de Música da Universidade do Planalto Catarinense, nas disciplinas de História da Música, Harmonia e Arranjo e participa do trabalho diferenciado mostrado no Rio de Janeiro, com a composição de músicas dedicadas às obras apresentadas. A exposição é composta de imagens, seja em fotografias, em instalações, pinturas com vídeo ou música, de acordo com o elemento de composição de criação de cada obra.
“A intenção da artista é recriar e ampliar a justaposição de cores que acontece acidentalmente na vida diária onde, geralmente, os observadores não questionam suas percepções e nem a artista está no controle das justaposições”, sinaliza o consultor de Arte Simon Watson. “O trabalho é baseado em investigações de tempo e cor que reformulam a cor fotografada através de uma sequência de exposições ‘erradas’ proporcionando novos tipos de imagens cuja intensidade é, ao mesmo tempo, muito familiar e radicalmente inesperada”, ele completa.
Segundo o professor Marcio, sua participação se dá na composição da música destinada à uma das obras da exposição. O músico se baseou na teoria das cores de Paul Klee e Kandinsk, com a associação dos timbres musicais às cores das imagens que compõem a obra. O resultado é uma vivência, além da observação, de sensações aos visitantes da exposição.
A mostra Transformações Poéticas está aberta para visitação do público e segue até o dia 11 de maio.
A contribuição do professor Marcio, assim como outras obras da artista plástica Sylvia podem ser conferidas no site: http://www.sylviacarolinne.com/#!passage-sound/c22i7