Evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio na UnC de Curitibanos
O I Colóquio Regional de Educação e Cidadania da Serra Catarinense acontece na Universidade do Contestado (UnC) nos dias 16 e 17 de maio. O evento abordará discussões acerca do tema “Catástrofes, trauma e resistência – da narrativa do trauma à biopolitica da memória”.
Dá-se destaque para a noite de abertura no evento (16) que contará com duas mesas de discussão. A primeira “Catástrofes na perspectiva da teoria crítica e o movimento social do contestado” com os professores Dr. Amarildo Trevisan (UFSM) e Dr. Geraldo Rosa (Unc/Uniplac) e a mediação da Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Uniplac) e a segunda mesa da noite traz o tema “O papel estético dos rituais na expressão do luto por catástrofes”, com a professora Dra. Rosana Bohere (UFSM) e a Psicóloga Fabiane Bortoluzzi (UFSM), com a mediação da professora Katia Zilio.
Vale ressaltar a importância de estudos e pesquisas que corroboram com a melhor gestão e organização em casos de catástrofes como o fato do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS). Pesquisas e trabalhos como o apresentado pela Psicóloga Fabiane Bostoluzzi, que também atua no apoio aos professores e colegas da escola do menino Bernado, mais um recente caso que choca o sul do país, enriquecerão o evento, gerando conteúdo e a disseminação do conhecimento e das atividades desenvolvidas quanto ao tema.
No dia 17, as mesas de discussão têm sequência com a participação de renomadas profissionais e também serão apresentados pôsters, comunicações, minicursos e oficinas.
O evento é uma organização do grupo de Pesquisa “Formação Cultural, Hermenêutica e Educação” formado por pesquisadores a UFSM, Uniplac, UnC, Unipampa e Carlos III (Madri/Espanha) e pelo “Grupo Regional de Estudos e Pesquisas em Educação Básica” do PPGE UNIPLAC com um tentáculo na Universidade do Contestado Campus de Curitibanos, tendo o efetivo apoio dos Programas de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense e da Universidade Federal de Santa Maria.
SERVIÇO:
O que: Colóquio Regional Catástrofes, Traumas e Resistência
Data: 16 e 17 de maio
Local: UnC – Campus Curitibanos
Horários: 16/05, a partir das 19h; 17/05, das 8h às 15h30
Observação: Presença da Psicológa atua no apoio aos professores e colegas da escola do menino Bernado, Fabiane Bostoluzzi, na noite de abertura, em 16/05, às 20h45