SAEnf: experiência de profissionais vindos de outros países enriquecem programação de palestras
A Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uniplac (SAEnf), vinculada à Semana Nacional de Enfermagem começou na segunda-feira, dia 12 de maio e trouxe uma programação repleta de temas inerentes à atuação do profissional enfermeiro, ministrados por renomados especialistas.
Na quarta-feira (14) as duas palestras da noite contaram com participações internacionais. A primeira palestra foi ministrada pelo enfermeiro costarriquenho Jaime Alonso Caravaca Moreira. Jaime fez especializações em enfermagem em Toronto e na Suécia é doutorando da UFSC e atua com casos de pacientes críticos e no ensino da história da Enfermagem.
Segundo Jaime se faz muito importante que alunos e profissionais da área compreendam como a tecnologia tem sido melhorada e implementada ao logo dos anos e como ela pode trazer melhorias, novas técnicas de ensino e aprendizado e também como ela pode melhorar a atuação do profissional. “Temos que compreender os fatores que foram desenvolvidos ao longo do tempo que permitem saber quem somos hoje e o que ainda podemos fazer”, ele afirma. O enfermeiro trouxe como temática a abordagem da “Simulação Clínica”, como uma nova prática no ensino da Enfermagem que busca colaborar com o pensamento crítico e com o bem atuar do enfermeiro e futuro enfermeiro em diferentes áreas. Não só na parte clínica assistencial, mas também no primeiro nível de atenção à saúde, o nível básico da atenção.
-Trata-se de uma ferramenta tecnológica e metodológica que trem sido utilizada nos últimos 10 anos um processo para instigar o pensamento crítico, criativo, reflexivo e analítico nos estudantes em todos os níveis de graduação.
Muitas experiências acerca desta técnica são realizadas em outros países e em Santa Catarinas alguns esforços são realizados para sensibilização de estudantes profissionais, e responsáveis por políticas públicas de saúde sobre a importância e necessidade da utilização da ferramenta de simulação clínica.
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM NO PAQUISTÃO FOI O SEGUNDO TEMA DA NOITE DE QUARTA NA SAENF
As enfermeiras paquistanesas Najma Naz e Sabiha Khanum também realizaram participação na SAEnf com a Palestra “Enfermagem no Paquistão”, que tratou da formação de profissionais de Enfermagem em seus país.
Najma relatou a história da profissão no país sul-asiático e o funcionamento do sistema e as políticas de apoio e organização da área. “A profissão de enfermagem e a educação é importante em todas as partes do mundo, mas nos países em desenvolvimento como o Paquistão , o tema dos cuidados de enfermagem tem proporcionado foco e atenção especial no setor da saúde”, ela afirmou.
Foram apresentados também os formatos de programas e graduações na área de Enfermagem existentes e suas titulações.
PROGRAMAÇÃO DA SAENF DE HOJE CONTARÁ COM OFICINAS
Além das palestras que aconteceram de 12 a 15 de maio, hoje a programação da SAEnf tem seu fechamento com a realização de Oficinas temáticas em: Amamentação sem mistérios; O protagonismo do enfermeiro na assistência hospitalar; Terapia intravenosa; Cuidado com pacientes acamados no domícilio; e , Geoterapia.
As oficinas acontecerão nas salas de Projeção do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Jurídicas.