Inscrições para licenciatura em educação especial encerram hoje

O prazo para inscrições no curso de Licenciatura em Educação Especial encerra hoje, dia 21 de julho. Elas estão sendo feitas no setor de protocolo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O curso, que é oferecido gratuitamente aos participantes, é parte do Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) realizado na Uniplac em convênio com o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual de Educação. Ao todo, são oitenta vagas ofertadas e distribuídas em duas turmas de quarenta alunos. A Licenciatura em Educação Especial terá a duração de oito semestres letivos. De acordo com a Pró-Reitora de Ensino, professora Marilane Wolff Paim, as aulas serão ministradas às sextas-feiras, nos períodos vespertino e noturno, e aos sábados, pela manhã e à tarde. “Também teremos estudos intensivos nos meses de fevereiro e julho”. Podem se candidatar ao edital aqueles inscritos no Plano de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Plataforma Freire e ACAFE. Os professores em exercício, com vínculo nos sistemas públicos de ensino, sem formação em nível superior e com licenciatura também podem se candidatar às vagas. Assim com o professor que atua em educação especial nos sistemas públicos de ensino e/ou em instituições congêneres conveniadas com o Estado ou municípios. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o requerimento na Instituição, apresentar comprovante de residência no estado de no mínimo dois anos, certificado do histórico escolar do ensino médio e declaração do exercício do magistério em regência de classe em instituições de educação básica da rede pública de ensino. A professora lembra que os alunos participantes do programa têm algumas obrigações, como, por exemplo, cursar com assiduidade e aproveitamento o curso de graduação, não receber, durante a vigência do da bolsa vinculada ao FUMDES, outra modalidade de bolsa oriunda de recursos públicos. A seleção dos inscritos ocorre publicamente no dia 29 de julho, por meio de sorteio, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, às 14 horas. A aula inaugural está agendada para o dia 6 de agosto.