A doação dos dentes humanos contribui para pesquisas e estudos dos acadêmicos das áreas da Saúde da Universidade.
O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade do Planalto Catarinense está aceitando doações para seu banco de dentes humanos, a fim de apoiar o desenvolvimento e o treinamento das atividades pré-clínicas por alunos das áreas da Saúde da Universidade, e ainda possibilitar a execução de trabalhos de pesquisa científica.
O banco de dentes humanos serve para coletar, limpar, selecionar, armazenar, preservar, esterilizar, distribuir e documentar os dentes humanos extraídos. Os dentes em estoque são recebidos da população, cirurgiões dentistas, das clínicas privadas e da própria Uniplac, por meio das doações.
Ao serem recebidos pelo Banco de Dentes Humanos, estes dentes passam por um processo de desinfecção e são fornecidos aos alunos, a pedido das disciplinas, e aos pesquisadores, após aprovação da pesquisa por um Comitê de Ética.
No curso de Odontologia, um banco como este é extremamente importante por fornecer aos acadêmicos, professores e pesquisadores, dentes esterilizados e adquiridos de forma ética e legal.
Ao final do ano de 2013, o Banco de Dentes Humanos da Uniplac contava com o acervo de 1372 dentes cadastrados, em que 276 destes, foram doados para o Banco no segundo semestre de 2013 por pacientes e cirurgiões dentistas.
Horário de Funcionamento: Segunda-feira, das 17h às 22h, e quinta-feira, das 13h30 às 15h30, no CCS Uniplac.
Mais informações: (49) 3251.1084