Lançamento da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Uniplac acontece neste sábado

Evento será gratuito, e contará com diversos debates e palestras ao longo do dia

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Uniplac convida toda a comunidade acadêmica e comunidade em geral para o lançamento oficial da Incubadora, que acontece neste sábado (30), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade.

O projeto da ITCP foi aprovado em dezembro de 2013 e conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE para sua implementação. O desejo de seu grupo gestor é torná-la um programa permanente da Universidade. “Na Incubadora a Uniplac tem a oportunidade da ampliação de seu papel social, de sua popularização”, afirma o coordenador da ITCP, professor Geraldo Locks, referindo-se à abertura das portas da Universidade para um público que, por outros meios, não teria condições de adquirir qualificação para o seu negócio.

O evento inicia às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura, às 8h45. As atividades param ao meio-dia, para intervalo de almoço, e retomam às 14h, seguindo até às 16h, conforme programação:

8h: Credenciamento dos participantes

8h45: Abertura – Composição de mesa e apresentação do grupo Samba Raiz

9h30: Conferência – Economia Solidária, Universidade e a ITCP no Desenvolvimento Territorial Sustentável. Conferencista: Carlos Eduardo Arns

10h45: Apresentação do Projeto: Formação e Institucionalização da ITCP Uniplac. Palestrante: Prof. Geraldo Locks

12h: Intervalo para almoço

14h: O Desenvolvimento Territorial da Serra Catarinense e Sustentabilidade: Diagnóstico, Políticas e Práticas. Palestrantes: Selênio Sartori, Graciela Alessandra Dela Rocca.

15h15: A Economia Solidária e o Marco Regulatório. Palestrantes: Osni Junior, Vereador Domingos e Vereador Enio Quintino Ribeiro.

16h: Debate/Encaminhamentos e Encerramento.

Os acadêmicos participantes receberão uma declaração para horas curriculares de até oito horas, sendo quatro horas por período participado (manhã/tarde).

A ITCP UNIPLAC

O projeto ”Formação e institucionalização de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)”, é coordenado pelo professor Dr. Geraldo Locks, membro do corpo docente do PPGE- Mestrado em Educação da Uniplac e tem como equipe colaboradora os pesquisadores: Josilaine Antunes Pereira, Jose Batista da Rosa, Mareli Eliane Graupe, Ana Paula Rampi e Luiz Gonzaga Azzi, todos profissionais titulados e com experiência nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, que têm a missão de garantir o desenvolvimento da metodologia de incubação compreendida enquanto processo de formação, assessoria técnica e política, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no território de abrangência e atuação da Universidade - Lages e Região da Serra Catarinense, um conjunto de 18 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). A fase de implantação do projeto acontece já está em execução. Nesta fase inicial da proposta serão incubados os EES levantados pela equipe do projeto e que já atuam em diversos bairros da cidade de Lages e em outras cidades da região. São empreendimentos que têm como atividade econômica a produção e comercialização de alimentos, a fabricação de produtos artesanais, costura, produtos agroecológicos, entre outras.

“A incubadora possibilitará o acompanhamento de, inicialmente, 7 grupos existentes e estimulará a emergência de novos grupos dentro da perspectiva de economia solidária”, informa o Prof. Geraldo.

O projeto prevê a utilização de mais de R$ 130 mil em recursos liberados pelo CNPq/ MCTI/ MTE  e disponibilizará bolsas a professores e acadêmicos de graduação durante o seu período de realização. São ao todo 05 bolsas, duas para professores e três para acadêmicos. É prevista também a formação de grupos de pesquisa para acompanhar e assessorar os EES que fazem parte do projeto.