Foi publicada no mês de julho pelo Conselho Universitário - CONSUNI a Resolução número 131 de 08 de julho de 2014, que traz a definição da nova metodologia para a Avaliação da Aprendizagem e que regulamenta o artigo 123, do Regimento Geral da Instituição, publicado em 2012.
Esta metodologia de avaliação da aprendizagem foi proposta na perspectiva de contemplar tanto o processo de ensinar, quanto de aprender, numa perspectiva operatória e interdisciplinar, incluindo não só a verificação da apropriação do conhecimento pelo aluno, mas também o desenvolvimento das habilidades e atitudes inerentes à sua formação acadêmico/profissional.
Destaca-se que a nova metodologia da Avaliação da Aprendizagem da Uniplac, foi uma construção coletiva que contou com a participação dos membros do CONSUNI, professores, coordenadores e acadêmicos, que iniciou antes mesmo da publicação do documento.
“A representação da avaliação da aprendizagem passou a ser por meio de conceitos numéricos. Mas, mais do que a mudança na forma de representar de letras para números, esta é uma mudança na metodologia da avaliação da aprendizagem, que deverá contemplar, tanto o processo de ensinar, quanto de aprender, na perspectiva operatória e interdisciplinar”, ressalta a Pró-reitora de Ensino na Uniplac, professora Vera Rejane Coelho.
Desde fevereiro de 2014, a Uniplac vem promovendo encontros de debates e capacitações com os docentes para que a concepção e o método sejam de fato incorporados, trabalhados e praticados da forma clara e assertiva no processo de ensino e aprendizagem. Ao todo já foram mais de 50 horas de capacitação, com o envolvimento de aproximadamente 450 participantes.