Professora do Mestrado em Odontologia da Uniplac participou de Congresso Internacional em Londres

A professora do Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Carolina Amália Barcellos Silva esteve entre 30 de agosto e 04 de setembro em Londres, para participar do 26º Congresso Europeu de Patologia (ECP 2014), realizado pela Sociedade Europeia de Patologia. Ao todo, 85 países estiveram representados no ECP 2014,  em que participaram aproximadamente 3.400 pessoas.

A professora, cirurgiã dentista, mestre e doutora em Patologia Bucal, apresentou um trabalho no formato de pôster, relacionado à sua tese de doutorado, a respeito do estudo da expressão de proteínas reguladoras da apoptose, autofagia e senescência celular em células mioepiteliais em um modelo in vitro de neoplasia maligna in situ.

Carolina explica que o objetivo do estudo foi obter melhor entendimento sobre do papel das células mioepiteliais, que são células importantes do microambiente tumoral de neoplasias de glândulas salivares, na progressão destes tumores, por meio do estudo da expressão das proteínas reguladoras de três mecanismos celulares intrínsecos protetores, relacionados a proliferação e a morte celular no câncer: apoptose, autofagia e senescência celular.

A professora reforça, ainda, a importância da participação em eventos como este, que proporcionam um grande e valioso intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores do mundo todo, trazendo subsídios do que há de mais atual e pertinente dentre as pesquisas mundiais na área de diagnóstico, para ser compartilhado com os demais professores membros do corpo docente do recém-criado programa de Mestrado em Odontologia da Uniplac.