Projeto de extensão do curso de Fisioterapia promove atendimento à pessoas com Necessidades Especiais

Semanalmente acadêmicos do curso de Fisioterapia da Uniplac acompanhados pelo professor do curso e fisioterapeuta da Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdef) Mauricio Branco realizam atendimentos em fisioterapia para os associados da ASDEF.

Os atendimentos são promovidos por meio do Projeto de extensão “Fisioterapia para pessoas com necessidades especiais”, coordenado pelos professores Miguel Nucci  (Educador Físico) e Tarso Waltrick (Fisioterapeuta). O projeto conta com um acadêmico bolsista e os demais,  cerca de cinco acadêmicos, atendem voluntariamente em busca da prática das atividades junto a este público tão específico.

O atendimento permite o desenvolvimento da vivência dos estudantes de Fisioterapia que tem na Associação o acompanhamento de casos diferenciados dos encontrados no dia-a-dia  da clínica. Já os pacientes têm melhorias com as atividades realizadas nos atendimentos, que os auxiliam no tratamento de lesões domiciliares  e do esporte, assim como no desenvolvimento postural e redução do desconforto e da dor causada pelo trauma ou pelas alterações  de funções, sejam elas  psicológicas, anatômicas ou fisiológicas.

Para o diretor da ASDEF, João Carlos de Liz, o projeto tem dado bons resultados. “O pessoal aqui tem sentido muita melhora. Sinto por mim mesmo que também sou atendido. As atividades melhoram o condicionamento e o fortalecimento físico, o que facilita inclusive a nossa locomoção básica”, afirma João, que faz uso de cadeira de rodas em todas as suas atividades. João conta que os problemas encontrados na ASDEF são diversos. Há casos de paralisia cerebral, de acidente vascular cerebral, paralisia por poliomielite, entre outros.

“São desafios diferentes disponibilizados à prática acadêmicos de nossos estudantes, o que agrega à experiência e atuação deles ainda na Universidade, e que contribuirão para o seu futuro profissional”, salienta o professor Miguel, um dos coordenadores do projeto.

Os atendimentos são realizados geralmente as terças e quintas-feiras, no período da manhã, na sede da ASDEF, localizada no bairro Beates em Lages.

Sobre a ASDEF

A Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdef) é uma instituição criada em 31 de Maio de 1995, em Lages/SC e tem a missão de instituir e coordenar amplo serviço de assistência e reabilitação social e cultural aos portadores de deficiência física, proporcionando atividades educativas, desportivas e recreativas a seus associados.