Acadêmicos de Administração e Engenharia de Produção montam negócios e praticam vendas em atividades de disciplinas

Em uma atividade pedagógica que visa a prática dos acadêmicos no planejamento, elaboração e formalização de negócios, o estímulo ao empreendedorismo e a busca de oportunidades no mercado, acadêmicos das turmas do 8º semestre de Administração e  9º semestre de Engenharia de Produção iniciaram  em meados de setembro as atividades práticas de quatro disciplinas, sendo duas do curso de Administração -  Plano de negócios e Jogos de Empresas – e duas do curso de Engenharia de Produção -  Jogos de Empresas e Projetos de Novos Empreendimentos -  sob a orientação dos professores Carlos Eduardo de Liz e Kaio Henrique Amarante.

Os alunos estiveram durante quatro semanas criando seus planos de negócio, agora terão oito semanas de operações comerciais de suas empresas e, terminada esta fase, passam para a etapa final, com mais quatro semanas de avaliação dos resultados.

São seis novos negócios em diversas áreas: Bodegão Universitário com venda de produtos alimentícios; Dona Chique Esmalteria que trabalha com o comércio de produtos para unhas; Doces e Desejos, que comercializa doces; Pão da Nona que vende pão de queijo recheado;  Confecção Da Nona, que trabalha com pedidos e vendas personalizados de camisetas; e, MK Cosméticos, representante da marca Mary Kay Cosméticos.  Os negócios estarão com seus pontos de vendas e atendimento nos corredores da Universidade até a primeira semana de novembro.

Segundo o professor Kaio, uma das equipes vendeu nestes primeiros dias de atividades o montante previsto para o primeiro mês de planejamento. “Isto comprova a aceitação do produto pelo mercado e ainda, como as coisas simples podem chamar atenção pela inovação”, ele salienta. Kaio ainda comenta que a novidade desta edição é o apoio do SEBRAE, que acompanha cada um dos negócios em todas as suas etapas.

As duas primeiras edições destas atividades de negócios renderam quatro artigos científicos que serão apresentados na Mostra Científica da Uniplac, no Prêmio Santander Universidades Empreendedorismo e, ainda, estão sendo inscritos para exposição em outros eventos nacionais e internacionais.