Aconteceu na noite de ontem no Centro Serra em Lages, com a presença de aproximadamente dois mil participantes, a abertura da 18ª edição da Mostra Cien tífica da Universidade do Planalto Catarinense.
O evento que também congrega a 17ª edição da Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o 3º Intercâmbio de Extensão e teve como atração da sua abertura a apresentação artística da Orquestra Sinfônica SOL da Associação Lageana de Assistência ao Menor - ALAM, bem como, as falas do Reitor da Universidade professor Luiz Carlos Pfleger e da Gestora de Pesquisa e Coordenadora da Mostra Científica Tatiane Muniz Barbosa.
A programação da noite contou ainda com uma palestra e com um lançamento de livro, do Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos, que tem mais de 20 livros publicados, e como escritor trabalha os gêneros: Crônica, Ensaio, Poesia e Conto, além de uma vasta produção científica em periódicos e pesquisa, com foco de atuação na Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos e na Formação de professores, assim estuda diversos aspectos sociais e sua influência na educação, no cotidiano e no meio ambiente. O tema trazido por Valdo Barcelos na noite de abertura da Mostra foi “Conhecimento, ciência e saberes: por uma descolonização do Saber”.
Já o livro lançado durante a abertura da Mostra – Uma educação nos trópicos – Contribuição da antropofagia cultural Brasileira - trata de questões decisivas para melhorar a qualidade da educação brasileira, com a expectativa “de que sejam realmente vistas com seriedade e competência pelo conjunto da sociedade”, exprime o autor, Valdo Barcelos.
A Mostra Científica tem continuidade até esta quinta-feira, com uma ampla programação com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos orais e posters. A programação dos dias 07, 08 e 09 de outubro acontece no Campus da Uniplac distribuída nos três turnos.
Hoje (07), acontecem três palestras a partir das 19h: Ética em Pesquisas envolvendo seres humanas, com Frenando Hellmann; Saúde e Sociedade, com Marcos Aurélio Maeyma; e, Intervenções em Emergências e Desastres, A(tua)ções possíveis para o desenvolvimento econômico e social , com Rosana D’Orio Boher. Destaca-se nesta última palestra que a Dra. Rosana D’Ório é especialista em Pesquisa e intervenção em Luto e em Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres, tendo atuado no pós-trauma da população junto à população de Santa Maria após o desastre da Boate Kiss.
A apresentação cultural de hoje fica por conta do Grupo Samba Raiz, às 19h no Salão de Atos da Uniplac.
A programação da Mostra Científica é aberta à toda a comunidade, tendo como público alvos os pesquisadores, acadêmicos e professoras da Uniplac e de outras instituições e a população em geral. O evento busca socializar o conhecimento produzido por meio de pesquisa e extensão. O tema deste ano é “Ciência para o desenvolvimento Econômico e Social”.