Exposição fotográfica faz visitantes refletirem sobre a corrupção

A mostra fotografia “O que você tem a ver com a corrupção”, promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, permanece no espaço cultural da Biblioteca Universitária até o próximo sábado, dia 14. A campanha idealizada pelo promotor de justiça catarinense Affonso Ghizzo Neto, em 2004, ganhou forças e hoje é divulgada nacionalmente com o apoio de personalidades renomadas como Pedro Bial, Murilo Rosa e Milton Rodrigues. Algumas das fotografias, que estão percorrendo o estado desde fevereiro, mostram cenas de hospitais sucateados, escolas públicas inadequadas e dinheiro sendo colocado na cueca. Situações que devem ser repensadas com o intuito de recordar que a corrupção não é causa, mas efeito da incorporação pelos indivíduos de valores sociais negativos. Realidade que, segunda a coordenadora da campanha na região serrana, promotora Luciana Rosa, mudará com um processo educativo voltado para o exercício responsável da cidadania. Esse projeto tem o objetivo de ajudar na prevenção da ocorrência de novos atos de corrupção, por meio da educação das gerações futuras, através do estímulo de denuncias populares, assim como na cobrança da corrupção de corruptos e corruptores. Na Uniplac, além da exposição fotográfica, está sendo organizada uma palestra com Affonso Ghizzo Neto e a distribuição de camisetas, adesivos e gibis da campanha.