O Observatório Social é uma entidade responsável pela fiscalização das licitações municipais. É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Em uma parceria institucional o Observatório Social de Lages conta o trabalho de bolsistas do Art. 170, que dedicam suas horas de contrapartida do recebimento da bolsa prestando serviços à entidade. Já passaram pelo Observatório 15 bolsistas, com um total de 300 horas de serviço.
Além dos bolsistas o Observatório conta ainda com uma estagiária, acadêmica da Uniplac, vinculada ao estágio Curricular Não Obrigatório da Universidade. A acadêmica do 5º semestre de Direito Maria Eduarda, garante que o seu trabalho tem agregado muito à sua experiência acadêmica e profissional. A estagiária realiza o trabalho de avaliação de editais, com a análise jurídica de seu conteúdo e informações, realizada sob a supervisão dos diretores do Observatório. Além da supervisão contínua no Observatório, Maria Eduarda conta também com o apoio da Universidade que realiza acompanhamento de suas atividades e verificação do seu andamento por meio de visitas realizadas pelo setor de Apoio Comunitário da Uniplac.
Vale ressaltar que qualquer cidadão pode ser volunt6ário e contribuir com os objetivos do observatório. Ao todo, já são 86 Observatórios em Rede no Brasil, com sete anos de atuação frente ao monitoramento e controle dos gastos públicos. O Observatório Social de Lages está localizado na rua Quintino Bocaiúva, 61, sala 21, no Centro.