Quarta-feira é dia de cuidar da saúde do homem

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Estas são informações do Ministério da Saúde, dados que mostram que os homens não cuidam da sua saúde como deveriam. Com base nessas informações, a Universidade pretende facilitar e ampliar o acesso à discussão dessa temática: a saúde do homem. Para isso, são oferecidas duas palestras na tarde desta quarta-feira (18). A primeira, com o urologista e professor da Uniplac, João Pedro Rosado, tem com temas de trabalho as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e exames preventivos. Esta tem o início marcado para as 14h30min. Saúde do home e câncer de próstata serão assuntos abordados pelo enfermeiro responsável pela campanha em Lages, Luciano Wolf, a partir das 16h. Ambas terão uma duração de uma hora e acontecem na sala de projeção do curso de enfermagem, no Centro de Ciências da Saúde. Para esse momento de conscientização e orientação são esperados cerca de 80 funcionários da Instituição. “A Uniplac tem esse compromisso de esclarecer dúvidas e incentivar os homens a adotarem a prática do cuidado com a saúde”, diz uma das coordenadoras do projeto de extensão, Janete Guimarães.