Acadêmicos de Direito demonstram através de teatralização o funcionamento das sucessões por meio de testamento

No dia 26 de outubro  três turmas do curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense -  8º semestre A Matutino, 8º semestre B Matutino e 8º semestre  Noturno - realizaram um trabalho denominado “ A Noite dos Testamentos”, como atividade da disciplina de Direito Civil - Sucessões, ministrada pela professora Aline Pagliosa.

Cada turma recebeu uma modalidade de testamento ordinário para, através da teatralização, promover a informação dos requisitos exigidos legalmente para a feitura do instrumento. Três são as espécies de testamento: cerrado, particular e público. A peça teatral apresentada pelos alunos foi dividida em três atos.

A primeira turma (8º semestre B) apresentou o testamento público, com  a encenação de um cartório no qual um famoso mafioso, cego e analfabeto, resolveu testar seus bens. Filhos, esposa e amante se insurgiram, criando um cenário cômico, mas que garantiu as informações. O 2º Ato foi realizado pela 8º semestre noturno e através da adaptação de Romeu e Julieta trouxe a elaboração do testamento cerrado. Com trajes adaptados da época e simulando um féretro com tochas e caixão real, reproduziram o enterro de Romeu. O 3º e último ato foi encenado pela 8º semestre A Matutino e teve como tema o testamento particular. A adaptação trouxe como cenário a novela Império, com alguns personagens caricatos a mais.

Segundo a professora Aline “a noite, apesar da temática soturna, foi alegre, descontraída e produtiva. O desafio de levar os alunos a saírem do conforto de aulas teórico-expositivas garantiu êxito extremo, pois se mostraram motivados a desenvolver algo diferente”.

Nesta oportunidade também foi criado o projeto de extensão que será realizado no Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ, com a responsabilidade da professora Aline,  que visará proporcionar  à comunidade o acesso a seu planejamento sucessório, seja através de testamento ou partilha em vida ou informações.