Projeto da Uniplac em parceria com Hospital Nossa Senhora dos Prazeres visa aprimorar atendimento com pacientes de AVC

Laboratório de Novação para o Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral garantirá melhora na qualidade do monitoramento destes pacientes

Na tarde de ontem (2) foi assinado um importante convênio em parceria entre o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e a Uniplac. Através de um projeto desenvolvido pela Gerente Regional de Saúde e ex-coordenadora de Pesquisa da Uniplac, Camila Baccin, foi inaugurada no Hospital um centro de pesquisas voltado para pacientes que sofreram de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O “Laboratório de Novação para o Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral” deverá integrar acadêmicos bolsistas da Universidade junto ao hospital e tem como objetivo suprir uma demanda de atenção e cuidados para as pessoas que já sofreram o problema. “A partir do momento em que os equipamentos estiverem em funcionamento, a alta irá se diferenciar. O paciente de outro município que sofreu um AVC e já foi tratado poderá receber acompanhamentos através destes equipamentos. O objetivo é fazer com que a equipe que recebe o paciente em reabilitação possa cuidá-lo de forma que ele não precise ser internado novamente em ocasiões futuras. Isto trará menos custos para o Sistema de Saúde, mais qualidade no atendimento, e com certeza mais chances dele voltar à sua vida com mais qualidade”, explica Camila.

Através do centro, poderão ser realizadas videoconferências com os mais diversos hospitais de renome do país, como o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Albert Einstein.

O Deputado Estadual Gabriel Ribeiro, que esteve presente na assinatura do convênio, explica o desenvolvimento do trabalho. “Este foi um recurso oriundo da FAPESC no valor de 160 mil reais, articulado diretamente em Florianópolis através do projeto vindo da Uniplac em parceria com o hospital, que traz uma nova tecnologia na parte clínica da reabilitação dos pacientes que sofreram um AVC.”

Os acadêmicos da Uniplac participarão, através de estágios e atividades acadêmicas no Hospital, do desenvolvimento do trabalho. “Estes acadêmicos deverão passar junto ao médico assistente no andar do paciente e identificar suas condições para a alta. Obviamente, um paciente com AVC tem alta com algumas sequelas de fala e movimento, e precisa ser reabilitado para poder voltar às suas atividades e se reinserir na sociedade. Este plano de cuidados feito pela equipe do hospital será passado através dos equipamentos para o município de origem do paciente”, reitera Camila.

A Diretora Executiva da Universidade, Elusa Camargo, reforça o papel da Uniplac e seu compromisso para com a população. “A Uniplac é uma universidade comunitária, e por isso estamos aqui para servir à comunidade. N&oacoacute;s visamos sempre, além do ensino, buscar parcerias para Pesquisa e Extensão. Para nossos acadêmicos com certeza isto será muito significativo”, disse.

A previsão é que o laboratório inicie suas atividades na segunda quinzena de janeiro.