Na última quinta-feira a Comissão de Fiscalização de Bolsas do Artigo 170, Artigo 171 FUMDES e Bolsa FUNDOSOCIAL esteve reunida em mais um encontro para análise e apuração de casos de regularidades e eventuais denúncias de irregularidades nos processos de obtenção de bolsas de estudos para o ano de 2014.
A comissão é constituída anualmente com a representação de Acadêmicos, da Comunidade, da Uniplac e do Governo do Estado e reúne-se periodicamente para análise da situação, caso a caso, dos bolsistas.
A assistente social do setor de Apoio Comunitário, Cristiane Magnabosco, responsável pelo acompanhamento dos processos de bolsas é a relatora dos encontros, pondo a par os membros da comissão de todos os casos ocorridos no período.
Para Claudia Geremia, membro da comissão e representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, o processo de seleção e trabalho da Comissão de Fiscalização acontece de forma mais imparcial e com a maior qualidade possível. “Nosso trabalho deve primar pela participação e democracia para concessão, liberação e manutenção de bolsas de estudo”, ela afirma, relatando ainda da dificuldade quanto à conscientização da responsabilidade e dos deveres do aluno ao concorrer e receber o benefício da bolsa. “A divulgação e o processamento de bolsas são assegurados pela Universidade, falta ao aluno o compromisso de cumprir com os passos necessários para garantia do benefício”.
A Uniplac oferece diversas modalidades de bolsas de estudo buscando auxiliar a manutenção e facilidade do acesso à Universidade. Em 2014 mais de 50% dos acadêmicos contaram com algum benefício em bolsas de estudo.