Apresentação do documento em Lages aconteceu no dia 11 de dezembro de 2014 no campus da Universidade
Neste dia 11 de dezembro aconteceu na Uniplac a apresentação do documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica. A formatação da proposta acontece após dois anos de estudo e discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina.
Santa Catarina tem a sua proposta curricular há 26 anos, a qual foi atualizada ao longo do tempo. Em 2012, estudou-se a possibilidade de nova atualização para se adequar as demandas atuais. A mobilização foi grande e conseguiu-se a adesão de entidades importantes como a Undime e das universidades comunitárias do Estado, entre elas, a Uniplac.
Participaram do evento profissionais da educação de Lages e região além de profissionais de outras regionais do Estado, dos profissionais de educação gestores da Uniplac e da professora e Secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Educação Elza Moretto, que destacou a importância da proposta para todo o ensino catarinense.
O consultor da proposta curricular professor Paulo Hentz explicou o percurso do documento desde a década de 80, contextualizado as etapas de discussão com cada momento histórico e cultura da sociedade catarinense a seu tempo. “Atualização apresentada hoje resulta do trabalho dos últimos dois anos que aconteceu de uma forma muito mais interativa e participativa e abrangente com uma metodologia diferenciada que permitiu a participação de milhares de educadores”, professor Paulo Explicou, relatando ainda que um dos maiores ganhos nesta etapa final do processo de atualização foi a parceria como as instituições universitárias de Santa Catarina e principalmente das Universidades Comunitárias.
O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas para educação. Também vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Nacional de Educação (PNE) e Estadual (PEE). O trabalho desenvolvido em Santa Catarina está servindo de exemplo para outros estados brasileiros.
O coral Sol da Associação Lageana de Assistência ao Menor - ALAM, sob a regência de Viviane Nodari, realizou participação especial em uma apresentação cultural que abriu o evento.