O tema “Economia solidária e educação no campo para o desenvolvimento rural sustentável da Serra Catarinense” é ricamente tratado e apresentado na obra desenvolvida por Ana Paula Rampi e Geraldo Augusto Locks.
O estudo dos autores é vinculado ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento Territorial: Politica e práticas (GEDETER) do Programa de Mestrado em Educação da Uniplac e foi realizado por meio de pesquisa empírica em escolas do interior de cidades serranas, permitindo a descrição da realidade no meio rural da Serra Catarinense, confrontada às duas políticas públicas – Economia Solidária e Educação do Campo – que são objetos de debate e implementação no Brasil, por parte de organizações, movimentos sociais populares e o governo federal, com mais intensidade a partir dos anos 80. Os autores analisam os princípios e as bases teóricas que orientam essas políticas, além de apresentarem depoimentos que trazem as tensões e contradições entre as políticas, e revelam a possibilidade de uma estratégia mais acertada tendo em vista o desenvolvimento solidário, justo e sustentável do campo.
O livro será lançado durante o Seminário de Egressos da Pós-Graduação “Conhecimento para o Bem Comum”, que acontece na Universidade do Planalto Catarinense nos dias 15 e 16 de dezembro.
Sobre os autores:
Ana Paula Rampi é graduada em Ciências Econômicas Pela Uniplac, pós-graduada em Gestão Estratégica de Investimentos, pela Uniplac, especialista em Finanças e Controladoria pela FURB e Mestre em Educação pela Uniplac. Tem como foco de sua atuação nos seguintes temas: cooperativismo, Trabalho e Renda, Economia Solidária e Educação no campo, além da Assistência à Saúde complementar.
Geraldo Augusto Locks é cientista social formado pela Uniplac, especialista em Educação e Movimentos Sociais pela UFSC, Especialista em Educação Popular Pela Unisinos, mestre e doutor em Antropologia Social pela UFSC, e pós-doutor em Educação pelas UFSC. Docente do Mestrado em Educação da Uniplac e líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Territorial: Politica e práticas (GEDETER), atua principalmente nos seguintes temas: Educação no Campo, Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial.