No último sábado (13), a 4ª fase do curso de História da Uniplac realizou uma visita a cidade de Laguna, parte de um Projeto de Extensão intitulado "Laguna e a História do Brasil Imperial", coordenado pelo professor e gerente de Extensão e Apoio Comunitário, Carlos Alberto Bertaiolli. O projeto se caracteriza como o encerramento da Disciplina de História do Brasil, também ministrada pelo professor.
“Neste semestre, em História do Brasil, estudamos a fase imperial da História brasileira, e em função disso abordamos as Revoltas Imperiais, entre elas a Revolução Farroupilha, cuja relação com Laguna e Santa Catarina é Estreita”, explica o professor Carlos.
Nesse sentido, a viagem a Laguna permitiu a vivência de temas analisados em sala de aula ao longo do semestre.
Foram visitados Museus da cidade e o Centro Histórico, com a companhia de um guia local. Também foram visitados o Farol de Santa Marta e comunidades locais. O professor relata que puderam aprofundar os conhecimentos sobre a Revolução Farroupilha, História da Arte, Vida cotidiana no século XVIII, Maçonaria Catarinense, entre tantos outros temas transversais.
“A Viagem foi uma atividade pedagógica frutífera à medida que permitiu o contato direto com fontes históricas e locais de memória associados aos temas estudados ao longo do semestre”, encerra o professor Carlos.