A pesquisa de Ana Cláudia Freitas aponta índice de satisfação de 89% de lageanos com serviços de odontologia oferecidos pelo município
O Trabalho de Conclusão de Curso da odontóloga Ana Cláudia Freitas, do curso de Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uniplac, intitulado “Estratégia Saúde da Família e o Atendimento Odontológico: Utilização e satisfação dos usuários em Lages/SC”, foi apresentado nesta segunda e terça-feira (23 e 24) pelo professor Igor Fonseca dos Santos, odontólogo e co-orientador do trabalho, na Secretaria Municipal de Saúde do município. A apresentação na íntegra do artigo foi defendida no dia 19 de fevereiro deste ano, nas dependências da Universidade.
A pesquisa de Ana aponta o índice de satisfação de 89% da população com os serviços odontológicos oferecidos pelo município, ultrapassando o índice estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 85%. “Confesso que fiquei surpreendida e muito feliz em saber que a população de uma forma geral se encontra satisfeita com os serviços odontológicos oferecidos no município, mesmo com grandes dificuldades que ainda encontramos no caminho. Percebo que a odontologia passou e vem passando por grandes mudanças ao decorrer dos tempos, e consegue agora ter um olhar diferenciado e integral do paciente, respeitando seus aspectos biopsicossociais”, comentou a egressa.
A escolha do tema para a construção do artigo, orientado pela professora e odontóloga Mirian Kuhnen, segundo ela, veio com a necessidade de conhecer melhor a realidade da população Lageana, atendida nas Unidades Básicas de Saúde onde a Residência Multiprofissional possui grande atuação. “Avaliando assim não somente a odontologia e a qualidade de seus atendimentos, mas fazendo um inquérito em saúde, investigando a percepção dos usuários que utilizam os serviços da Estratégia de Saúde da Família, principal porta de entrara para o nosso SUS”.
A Residência, segundo Ana, foi de grande importância e aprendizado. “Foi uma fase muito importante para minha vida profissional. Sinto que aprendi muito com as outras profissões e que juntos conseguimos fazer a diferença no cuidado com o paciente que busca soluções para seus anseios”, comenta. “Consigo observar que o cirurgião dentista nos dias de hoje, consegue conquistar seu espaço na Estratégia de Saúde da Família, fazendo a diferença, saindo do ambiente do consultório e se integrando com outros profissionais, desmistificando a dicotomia existente entre saúde bucal e saúde geral”.