Projeto de acadêmico da Uniplac levou construção de instrumentos musicais a alunos de São Joaquim

Por meio da luteria, Vando Roberto de Oliveira ensinou a alunos de três escolas a importância da música e do meio-ambiente

A partir de 2008 com a aprovação da lei nº 11769 que estabelece a música na grade curricular das escolas, a educação escolar recebeu um grande aliado na construção de uma proposta mais artística e cultural para as aulas de música.

O projeto de Pesquisa/Extensão intitulado “Articulando Arte e música: Plantar e Tocar – Aprendendo música com a construção de seu próprio instrumento musical” teve início no mês de maio de 2014 e seguiu até o final do ano, pensando em práticas que auxiliem no andamento destas aulas e no interesse dos estudantes pela música.

A coordenação e orientação do projeto esteve a cargo da profa. Dra. Lurdes Caron do PPGE Uniplac. Como consultor e co-orientador o professor Mestre Andrey Garcia batista, coordenador do curso de Licenciatura em Música. O desenvolvimento do projeto ficou ao encargo do acadêmico Vando Roberto de Oliveira, acadêmico do curso.

O projeto teve como objetivo oportunizar alunos de três Escolas Estaduais de Educação Básica do município de São Joaquim (São José, Manuel Cruz e Martinho de Haro) conhecimentos sobre música, luteria e meio ambiente, despertando interesse dos educandos nas aulas, diminuindo assim a evasão escolar. Ao todo, cerca de 120 alunos participaram do projeto.

Por meio de oficinas e palestras de luteria, música e meio ambiente oferecidas pelo projeto, os alunos, em sua continuidade, comprovaram na prática a metodologia e a oportunidade de participar das aulas de música. Foram realizadas palestras expondo as bases para estudos nestas áreas do conhecimento, mostrando o que já se produziu. Estas palestras contribuíram com os educandos na tomada de direção para as suas próprias escolhas, ajudando na participação efetiva dos mesmos.

“Um dos pilares da relevância deste projeto é a oportunidade que temos de cultivar discussões e propostas para o ensino de música nas escolas. Outro pilar é a tentativa da diminuição gradual da evasão escolar e oferecendo, por meio da música, subsídio para novos horizontes” relata o desenvolvedor do projeto, Vando Roberto de Oliveira. “A música como arte e ação propicia perspectiva para professores e diretores de escolas que almejam uma formação mais promissora e humana”.

A fabricação dos instrumentos musicais por meio da arte da luteria se faz usando as técnicas herdadas dos grandes construtores do século XVII e XVIII. O projeto ajuda os alunos a obterem conhecimentos da música e de luteria na sua essência, ou seja, na sua originalidade que também é herdada dos séculos XVII e XVIII (período barroco da música). Esta aprendizagem transfere ao aluno o conhecimento sobre música e das peças do instrumento musical para que haja uma maior interação com o mesmo na sua execução.

Para o desenvolvimento do projeto foram feitas palestras e oficinas com duração de 30 horas para as escolas. A partir da realização destas, foram coletadas informações que permitiram compreender a problemática, bem como o espaço de apoio e de reflexão para os participantes da pesquisa proposta.

Hoje, o custo financeiro pela aquisição de um instrumento musical, por mais que o aluno queira, está fora do alcance da maioria da população brasileira. Por meio desse trabalho, os alunos cultivaram as plantas e construíram seu próprio espaço musical, tornando bem mais acessível o poder de aquisição e manutenção dos instrumentos musicais, bem como a comunidade joaquinense na organização de uma orquestra, parte essencial para as aulas de música e o cultivo do patrimônio cultural. A música como arte e ação propicia perspectiva para professores e diretores de escolas que almejam uma formação mais promissora e humana.