O prof. Dr. Geraldo Antonio da Rosa, da Uniplac participou recentemente de duas bancas internacionais de teses de doutorado na área de Educação, realizadas na Universidade Autônoma de Madri (UAM). A primeira banca ocorreu no dia 20/03, com o título “La crueldad creadora de Antonin Artaud y sus implicaciones para la formación de profesorado”, do candidato Carlos Manuel Venâncio Carrilho. A banca esteve composta pelos professores doutores Carolina Sousa Moreira (presidente), Universidade do Algarve - UAlg - Portugal e Universidade de Huelga (Espanha); Juana Sanchez-Gey Venegas, UAM; Geraldo Antonio da Rosa, Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac (Brasil); Maria del Carmen Lara, Universidade de Granada - UGR (Espanha).
A segunda banca ocorreu no dia 23/03, defendida pelo candidato José Manuel Salum Tomé, intitulado “Adquisición de competencias básicas mediante un curriculum integrado con la modalidad en la Enseñanza Media Técnica Profesional (Especialidad: Administración), en un Liceo de alta vulnerabilidad, de la comuna de Pitrufquén (Chile)”. A banca foi composta pelos doutores Ángel Casado Marcos de León, presidente (UAM); Pablo Luís Tejada Romero, Universidade de Granada - UGR (Espanha); Geraldo Antonio da Rosa – Uniplac (Brasil); Amarildo Luiz Trevisan, UFSM (Brasil); Pablo José García Sempere, Universidade de Granada - UGR (Espanha).
Ambos os trabalhos foram orientados pelo prof. Dr. Agustín de la Herran Gascón (UAM) e receberam a menção de “Sobresaliente Cum Laude”, ou seja, foram aprovados com a nota máxima por todos os integrantes da comissão de avaliação. De acordo com o ritual das Universidades espanholas, o orientador do trabalho não participa da banca.
A Universidade Autônoma de Madri é uma universidade pública espanhola fundada em 1968. Situada ao norte de Madri, no campus de Cantoblanco, junto às cidades de Alcobendas e San Sebastián de los Reyes, possui cursos de mestrado e doutorado em Educação já consolidados. A universidade dispõe ainda de 7 faculdades e 1 escola técnica superior, 70 departamentos e 8 institutos de investigação. O campus tem 2.252.000 m² e foi inaugurado em outubro de 1971, sendo considerado um dos 24 campus de meio ambiente sustentável do mundo.
Geraldo Antonio da Rosa realiza atualmente curso de pós-doutoramento na Universidade Carlos III, de Madri, e está aproveitando a sua estadia no continente europeu para incrementar redes de pesquisa e convênios com universidades europeias, tendo em vista a necessidade de internacionalização do Programas de Pós-Graduação (Mestrados) da Uniplac. Por isso, entre outras iniciativas, o professor está participando de reuniões com professores e gestores da UAM, no sentido de formalizar um convênio de docência e pesquisa na área de Educação com a Uniplac.