Professora da Uniplac lança livro infantil no Salão do Livro

“Lição de Gato” surgiu a partir de trabalho acadêmico desenvolvido pela professora

Na tarde desta terça-feira (13) a artista e professora Marlete Dias Palhano lançou seu primeiro livro, intitulado Lição de Gato, no Salão do Livro da Serra Catarinense que teve início também no dia de hoje.

Marlete é mestre em Educação pela Uniplac (2010) e leciona no curso de Artes Visuais da Universdade nas disciplinas de linguagem do desenho e da pintura, tecelagem, cerâmica e elementos da linguagem visual.

Na oportunidade, participaram jovens da comunidade e estudantes de escolas do município, que presenciaram uma apresentação de lançamento feita pela contadora de histórias Denise Faber.

Lição de Gato é de categoria infantil e conta uma história inesperada de cinco gatinhos, onde cada um tem uma personalidade marcante – o forte, o decidido, o paciencioso, o responsável e o frágil. Em um dado momento eles são separados, e aí seus problemas começam. O livro não tem fim, pois o leitor é quem dá um final para história, onde envolve valores, qualidades e dificuldades, com o objetivo das crianças se identificarem com os personagens.

“Este projeto foi resultado de quando eu era acadêmica do curso de artes na Universidade em 2004, onde teria que apresentar a mala do artista. Desenvolvi todo o estudo dos gatos como objeto do processo artístico nas várias linguagens da história e da arte – desenho, pintura, fotografia, escultura, etc – e também na literatura. Me construí como artista plástica com meu traço artístico na arte abstrata. Através de minhas pinturas realizo várias exposições coletivas e individuais, e também por gostar muito deste animal, já que os mesmos fazem parte da minha vida cotidiana deste criança. No campo da literatura é meu primeiro livro, onde pretendo levar este projeto para as escolas em forma de oficinas no processo literário juntamente com a produção artística”, relata a professora.

Segundo ela, estar realizando sua primeira publicação de muitos outros projetos que tem pela frente é estimulante. “Penso que enquanto arte-educadora, posso contribuir em diversas outras áreas do conhecimento”, finaliza. O livro estará disponível para venda no estande dos Amigos do Museu Thiago de Castro.

A Uniplac como parceria da Fundação Cultura de Lages na realização do projeto de Levantamento do Acervo do Museu Thiago do Castro, apoia o Salão do Livro, evento que tem sua segunda edição realizada de 11 a 19 de abril de 2015..

Programação Completa do Salão do Livro: http://www.cultura.lages.sc.gov.br/salaodolivro/programacao