8 de maio é Dia do Artista Plástico

A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos mais importantes artistas brasileiros, tendo produzido cerca de 300 obras. E entre seus quadros mais famosos estão “Violeiro”, “Picando Fumo” e “Caipiras Negociando”, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). No dia 8 de maio de 1950 foi oficializado o Dia do Artista Plástico Brasileiro.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uniplac vai muito além da docência, e busca preparar o aluno para a atuação também em espaços não formais como fundações ou centros culturais, oficinas e espaços alternativos, passando ainda pela organização e participação em eventos artísticos e culturais, pela pesquisa ou como profissional liberal, caso esse de Marlete Palhano, também professora do curso, que recentemente lançou um livro em Lages, no Salão do Livro, e de outros professores e artistas da região.

A Uniplac parabeniza todos os artistas plásticos, futuros artistas e professores pela importante, sensível e criativa profissão, tão essencial em nossas vidas.