Cursos de Enfermagem e Psicologia participam do Comando da Saúde

No último dia 20, o Sest Senat Lages e a Polícia Rodoviária Federal realizaram o Comando da Saúde, na BR-116, no quilômetro, no Posto Ampessan. A atividade faz parte da Programação do Maio Amarelo, que visa orientar sobre a segurança no trânsito.

A ação contou com a parceria dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Uniplac, para cuidados da saúde dos motoristas de veículo de carga e também dos ônibus.

São quatro Comandos ao ano – sendo o tema deste último o tabagismo – já que 31 de maio é o Dia de Combate ao Tabagismo. Os condutores foram abordados por patrulheiros da PRF e convidados a participar. Eles preencheram um cadastro com suas rotinas, hábitos alimentares, atividades físicas e falam das suas condições de saúde.

Resultados desde 2006 no Brasil

Desde 2006, mais de 80 mil caminhoneiros participaram da ação. Em 2014, foram realizados, aproximadamente, 14 mil atendimentos nas quatro etapas do Comandos de Saúde nas Rodovias. Os temas abordados no evento do ano passado foram Doenças Endêmicas, Saúde e Segurança no Trabalho, Violência Doméstica e Combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis.