Na última quinta-feira (11) foi realizada mais uma etapa da Jornada de Saúde 2015 do Sesc Santa Catarina na Uniplac.
Com o tema “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”, o professor e doutor em Educação Física Markus Nahas palestrou para a comunidade acadêmica da Universidade sobre o tema proposto.
"De fato, parece existir, nos dias de hoje, uma cultura de sacrifício da saúde em nome do sucesso profissional. Por outro lado, o lazer promove a saúde e o bem-estar, possibilitando aos indivíduos escolher atividades que sejam adequadas aos seus interesses e necessidades. É, pois, no lazer, que se materializam os momentos mais significativos e significantes para o ser humano”, comenta.
Segundo ele, mesmo sendo um dos atributos mais preciosos, a maioria das pessoas só pensa em manter ou melhorar a saúde, quando ela está ameaçada e os sintomas de doenças são evidentes. “Ainda que a genética, o ambiente e a assistência médica tenham um papel importante em como e quanto se vive, cada vez mais crescem as evidências de que o jeito de viver das pessoas (o estilo de vida) representa o fator diferencial para a saúde e a qualidade de vida no mundo contemporâneo, independentemente da idade ou condição social das pessoas”, salienta.
Nahas é sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Coordenou ainda o projeto de extensão “Vida Ativa”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece atividades físicas e orientações para uma vida saudável a pessoas de meia idade. Ele também vivencia na prática o que considera um lazer ativo: pratica voleibol geriátrico e, cada vez mais, se dedica a pescaria de cocorocas e robalos na Baía Sul, em Florianópolis.
O especialista visitará 25 cidades catarinenses, onde o Sesc tem Unidades Operacionais, de maio a setembro, com palestras gratuitas. Em Lages, sua participação teve o apoio do curso de Educação Física da Uniplac.