É tradição na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) incentivar os alunos ingressantes passarem pelo trote. Não aquele que suja, machuca e constrange, mas aquele que ajuda quem precisa. No semestre passado, a campanha Trote Cidadão, Páscoa Solidária, garantiu que 760 crianças carentes dos bairros Novo Milênio, Habitação e Bom Jesus tivessem uma páscoa mais feliz. Neste, a intenção é garantir a doação mínima de 230 bolsas de sangue e amostra de medula óssea.
O “Trote Cidadão – Viva a vida: doe sangue e medula óssea” foi lançado nesta quinta-feira (2) durante o evento de recepção aos alunos dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Civil, Engenharia de Produção e Licenciatura em Educação Especial numa parceria com o Hemocentro de Lages. Na oportunidade, além da distribuição de material informativo, a assistente social do Hesmosc, Carmem Muniz, fez algumas orientações e destacou a importância da doação. “O gesto é simples e salva vidas, e devemos lembrar que amanhã podemos estar do outro lado, precisando de uma doação”.
Para estimular a participação dos alunos, a Universidade está oferecendo R$ 1,8 em prêmios para os três cursos que levarem o maior número de doadores de sangue e amostra de medula óssea até o centro de coleta. De acordo com a gerente do Setor de Atendimento ao Estudante (SAE), Danielle Pereira, cada curso terá três dias para buscar essas pessoas. “O mais importante é que eles se conscientizem sobre a importância de ser um doador, e que levem outros a fazerem o mesmo”.
O “Trote Cidadão – Viva a vida: doe sangue e medula óssea” conta com o apoio do Banco do Brasil, Sicredi Caixa Econômica Federal.