O Congresso de Integração das Licenciaturas – COI vem sendo desenvolvido anualmente com o objetivo de dar continuidade ao processo de integração e articulação dos cursos de licenciaturas, bem como compreender o movimento que os cursos de licenciatura estão vivendo no Brasil.
Voltado para acadêmicos dos cursos de licenciatura, mestrandos em Educação e profissionais de áreas afins, bem como professores da rede pública municipal, estadual e privada, o evento pretende refletir sobre a formação do docente que atuará no atual contexto social, ou seja, na contemporaneidade.
O evento também envolve as Secretarias Municipais de Educação da região, além da Gerência Regional de Educação, visando ouvir suas demandas ao mesmo tempo em que são desenvolvidas reflexões e práticas em conjunto.
As atividades serão constituídas de palestras, minicursos e mesa redonda e acontecerão das 19h às 22h nos dias de evento, no Auditório do CCJ e em salas de aula. A abertura, no dia 30 de junho contará com a participação do professor José Francisco de Almeida Pacheco, especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciências da Educação e idealizador da Escola da Ponte, em Portugal.
No segundo dia de atividades, marcará presença o professor Érico Paes, mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Uniplac, que abordará a temática “Ser ou Estar Professor”. Neste dia, também haverá uma mesa redonda, com o tema “O Professor e a Legislação” e Vanir Lorenzini, que falará sobre o dia a dia da sala de aula.
Nos dias seguintes, 2 e 3 de julho, serão oferecidos minicursos aos participantes com diferentes palestrantes.
A XII edição do COI visa refletir sobre as problemáticas e perspectivas da área da educação na contemporaneidade por meio de palestras e oficinas que discutam a relação entre Educação e Ciências. Desta forma torna-se imprescindível a receptividade para novas visões de mundo, necessárias à transformação e atualização constante, enquanto sujeitos constituídos em relações sociais.
Mais informações: http://hotsites.uniplac.net/2015/06/COI/