Mostra de cinema discute a Ditadura Militar no Brasil

Os acadêmicos da sexta fase do curso de História da Universidade do Planalto Catarinense, Gustavo Cezar Waltrick e Suzane Faita, desenvolvem o projeto: “Cinema na Ditadura Militar – Os anos de chumbo da Ditadura Militar”, sob a orientação do professor e coordenador de Extensão e Apoio Comunitário, Carlos Alberto Bertaiolli. O Serviço Social do Comércio (Sesc) é parceiro desta iniciativa que conta com o apoio da 27ª Gerência da Educação (Gered) de Lages.

Durante o mês de agosto serão exibidos dois filmes no teatro de bolso do Sesc: “A memória que me contam”, da diretora Lucia Murat e “Cara ou Coroa”, de Ugo Giorgetti. Sempre nas quartas e sextas-feiras. O foco deste projeto são estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio que não tiveram um contato efetivo com as vivências do golpe, também com a época em que a impressa era censurada por órgãos do governo militar.

A abertura da mostra foi no início do mês de agosto (07), com alunos e professores das escolas estaduais, E. E. B. Vidal Ramos Junior e E. E. B. Industrial de Lages, e também contou com a presença do gerente de educação da Gered, professor Humberto de Oliveira, que participou de um bate-papo após a exibição de “A memória que me contam”.

O objetivo, de acordo com os participantes do projeto é discutir o período militar instituído no país após o golpe de 1964 que durou 21 anos. A partir dos filmes que retratam o momento histórico vivido pela população brasileira, que registram e guardam a memória destes anos, eles pretendem promover o debate crítico.

Após cada exibição serão realizados debates relacionados ao tema Ditadura Militar. Os acadêmicos do curso de História, juntamente com os técnicos do Sesc, farão a mediação a partir das observações do público participante ao longo das exibições. O objetivo é que o público realize a interação com o filme e com o tema. Além de alunos, toda a comunidade está convidada a acompanhar as exibições.

Agenda:

Filme: Cara ou Coroa – 2012 - Direção: Ugo Giorgetti, 98 min.

Período: 12,19,26/08/2015

Horário: 09h e 19h30

Local: Teatro Sesc

Classificação: não recomendado para menores de 12 anos

Filme: A Memória que me contam – 2012 - Direção: Lúcia Murat, 95min.

Data: 07,14 e 28/08/2015

Local: Teatro Sesc