No dia de ontem (1) o auditório do CCJ foi palco do evento de comemoração aos 10 anos do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.
Ele foi o primeiro curso em nível stricto sensu da Uniplac, que à época já contava com meio século de ensino superior na região. Com uma década de Mestrado em Educação, e um segundo mestrado em funcionamento desde 2013 (Ambiente e Saúde) mais de 150 mestres foram titulados.
“Temos os ingredientes necessários para a construção do conhecimento numa perspectiva democrática, cidadã e emancipatória dos sujeitos que vivem na Serra Catarinense” explanou a professora Marina Patrício de Arruda, coordenadora do Mestrado na cerimônia de abertura do evento.
Ele contou com diversos relatos de docentes e ex-alunos que atuaram ou se titularam no Programa, em importantes trocas de experiências dos participantes: professores, doutores, egressos e representantes dos egressos que atuam em diversas instituições na região. Além disso, música e a exposição de livros produzidos pela comunidade científica local complementaram o evento.
Em sua década de funcionamento, o Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) vem contribuindo para a Universidade com progressivo incremento na pesquisa e difusão de práticas investigativas entre docentes e discentes da graduação da universidade, com forte ação de extensão junto a populações marginalizadas e parcerias com outras instituições formadoras regionais.
O Mestrado em Educação da Uniplac foi implementado em 2005 sob a autorização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, com o ingresso da primeira turma que possuía 15 alunos.