O Centro de Especialidades Regional - CER II teve o projeto para sua implantação aprovado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2014 e através da Portaria nº. 1041 de 07 de outubro de 2015, da Secretaria de Atenção à Saúde no Diário Oficial, esta habilitado para prestação dos serviços.
O CER terá sua sede para atendimentos alocada no laboratório de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense a atenderá 400 pessoas/mês com deficiências física e intelectual, ou seja, pacientes que apresentem alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física, neurológica e sensorial. Serão atendidos os 18 municípios da região da Serra Catarinense.
O repasse dos recursos para funcionamento do CER ocorrerá por conta do Orçamento do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Trabalho de Atenção à Saúde da População para procedimentos de Alta Complexidade/Viver sem Limites, dos Estados e do Município de Lages.
A Uniplac terá agora um prazo para adequação de suas instalações para receber a estrutura do CER. Para isto uma equipe interna da Universidade, composta por técnicos administrativos assim como profissionais de Fisioterapia e Enfermagem estarão acompanhando todo o processo de implantação.