Uniplac realiza o III Simpósio Serrano sobre a doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença crônica e degenerativa que gera déficits progressivos das funções cognitivas, como a memória, a linguagem e as habilidades visoespaciais. Além disso, ela provoca alterações de comportamento e uma dependência progressiva, exigindo cuidados constantes e permanentes. Normalmente, os cuidadores dos idosos acometidos pela DA são os próprios familiares. Para eles, a necessidade de atualização a respeito de recursos de diagnóstico e estratégias terapêuticas é constante. Para atender a esta questão e à demanda da comunidade científica de informação e socialização do conhecimento a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) realiza, a partir das 14 horas desta terça-feira, o III Simpósio da Região Serrana Catarinense sobre a Doença de Alzheimer. O programa foi elaborado a partir de questões trazidas pelo próprio grupo de apoio aos portadores da doença, projeto de extensão desenvolvido pela Universidade há mais de quatro anos. Entre os temas que serão abordados, a professora Priscila Schneider destaca os direitos dos familiares, instituições e serviços de apoios às famílias, aspectos psicológicos e novas perspectivas de tratamento. Nesta edição são aguardados cerca de 300 participantes entre acadêmicos, profissionais e familiares de portadores de Alzheimer. Para este último grupo e comunidade em geral, a entrada é totalmente gratuita.