Acadêmicos do Curso de Odontologia da Uniplac apresentaram um trabalho no 23º Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (COBRAC), em Salvador, Bahia.
O projeto de pesquisa, intitulado “Efetividade da Higienização Oral na redução dos índices de Pneumonia Associada à ventilação mecânica (PAV) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva” é financiado pelo Fundo de Pesquisa da Uniplac desenvolvido durante o ano de 2014/2015.
As afecções bucais tem se mostrado como um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças sistêmicas. Em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) o quadro sistêmico pode ser agravado uma vez que infecções bucais podem evoluir para infecções sistêmicas, resultando muitas vezes, no óbito do paciente. Dentre as doenças sistêmicas, merece destaque a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), que segundo a literatura a segunda causa de infecção hospitalar e a responsável por taxas significativas de morbidade e mortalidade em pacientes de todas as idades.
Medidas simples de higienização bucal como escovar os dentes duas vezes ao dia e realizar uma profilaxia profissional na cavidade oral uma vez podem reduzir significativamente a morte de pacientes que contraíram pneumonia durante o período de internação.
“Senti imensa satisfação em levar nosso estudo a um Congresso tão bem renomeado, e por expor um assunto de tanta importância em nossa área. Ter o reconhecimento da pesquisa é ótimo e faz valer a pena todo o esforço. Foi um momento muito especial em minha vida, juntamente com todos os parceiros nesse projeto. Ouvir da comissão científica que o nosso trabalho valeu a manhã deles, foi maravilhoso”, relata a acadêmica Letícia Kauling.
O Grupo de Pesquisadores é integrado por:
Profa. Dra. Anelise Viapiana Masiero (orientadora)
Mestrando Ricardo Rath Gargioni (co-orientador)
Acadêmicos de graduação: Anderson Stringari, Ana Cristina Arruda, Letícia Kauling, Priscila Zanchett da Silva.
Cirurgiã-Dentista: Suzana Rath Gargioni