O dia das mulheres foi marcado, na Uniplac pelo 2º Seminário Regional de Educação, Gênero e Sexualidade, financiado pela BAESA, realizado no último dia 8, data em que se celebra o Dia da Mulher. No entanto, de acordo com as organizadoras, pouco se têm para comemorar neste dia.
A coordenadora do grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal), professora Mareli Eliane Graupe iniciou o Seminário apontando diversos problemas de violências e a ausência de direitos que as mulheres vivenciam cotidianamente.
A abertura contou com uma apresentação cultural da banda “Marianas”, seguida de uma palestra com a Presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Erli Camargo, que tratou do tema “Análise de políticas públicas de enfrentamento de violências”.
Em seguida, a ativista Janaína de Liz tratou do tema “feminismo negro e suas interseccionalidades”. As atividades encerraram com a professora da Unemat, Marinês da Rosa, com o tema “mexeu com uma, mexeu com todas: não às violências de gênero”.
De acordo com as organizadoras do evento, é essencial que a cidade discuta estes temas considerando o alto índice de violências contra as mulheres na região.
O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) em parceria com o grupo GECAL.