Mirella Guedes - 5ª fase do curso de Jornalismo
Neste ano a universidade atingiu o número de 50 projetos na área de extensão, o que permite a Uniplac, como instituição comunitária, interagir com a sociedade em seus diversos espaços de conhecimentos, por meio de ações, prestação de serviço, eventos e cursos.
Os projetos são desenvolvidos dentro do Apoio a Extensão da universidade, que articula com o administrativo dos programas junto aos cursos de graduação. O número crescente, segundo a Direção de Extensão, é fruto de um trabalho conjunto envolvendo professores e acadêmicos preocupados com questões locais
As ações que tem pretensão de servir a comunidade tornam a Uniplac uma universidade comunitária, “os serviços prestados aqui são retribuídos a sociedade oportunizando a pratica e a troca de saberes”, explica a secretária da extensão, Eliege Pereira
O número de ações de extensão ainda deve crescer a partir do segundo semestre letivo, “tudo que é organizado fora do campus é reconhecido como extensão, o único dever do professor responsável é passar pelo administrativo, tornando o trabalho reconhecido pela universidade”, explica Eliege.
A extensão na universidade A extensão universitária é o processo educativo que envolve o conhecimento e a transmissão de resultados. Tem como foco atributos educativos, culturais e científicos, que tornam viável a relação com a sociedade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade.