No período de 5 de março a 5 de abril a coordenadora de Pesquisa da Universidade do Planalto Catarinense profª Luciane Costa de Oliveira participa do Intercâmbio Vocacionado Internacional do Rotary.
Durante a estadia nas Filipinas, a coordenadora visitará universidades, centros de pesquisas e instituições ligadas ao Rotary, “onde por recomendação da reitora Nara Maria Kuhn Göcks buscaremos firmar convênios de colaboração técnico-científica, visando a implementação de um setor de intercâmbio internacional”, salienta a profª Luciane. Essa diretriz está prevista no Planejamento Estratégico Decenal da Uniplac.
Com a renovação da carta de credenciamento da universidade, a Uniplac tem investido forte na oferta de cursos mestrado, como os já em andamento de Educação e de Saúde Coletiva.
São para esses programas de pós-graduação onde se trabalha com a pesquisa, que são importantes os acordos internacionais de cooperação, “tanto para que nossos alunos possam visitar instituições internacionais, quanto para receber estudantes e pesquisadores de outros países”, destaca a coordenadora Luciane Costa.
Sobre o Intercâmbio Vocacionado do Rotary, Luciane salienta os contatos iniciais aconteceram em abril de 2005, quando um grupo de rotarianos da Flórida (EUA) visitou Lages e fez questão de conhecer a Universidade.
“Na oportunidade recepcionamos o grupo de cinco visitantes, entre eles, um professor universitário, apresentamos a Uniplac e seu funcionamento. Dias após a visita foi feito o convite para que integrássemos parte da equipe catarinense de intercâmbio 2006, para as Filipinas”, conclui Luciane Costa.