BIOLOGIA / Uniplac e Escola Itinerante deixam a cidade mais verde

De um lado a Uniplac, que necessitava de mudas de espécies nativas para seu Viveiro/Estufa e, de outro, a Escola Itinerante com necessidade de mudas de hortaliças para o projeto Horta Escolar. Tudo começou em 2004, quando quatro acadêmicas em seu trabalho de conclusão de curso, viabilizaram a implantação da Estufa/viveiro da Uniplac, com o objetivo de produção de mudas de espécies arbóreas nativas para recuperação de áreas degradadas e realização de ações de Educação Ambiental. Por outro lado, a Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza, que há três anos desenvolve o Projeto Horta Escolar, objetivando complementar com qualidade a alimentação dos integrantes da escola, uma vez que os trabalhos pedagógicos são de 8hs/dia e as refeições acontecem na escola. Assim, procurando suprir algumas necessidades pertinentes aos dois projetos, uma vez que a falta de sementes para plantio na estufa/viveiro era evidente e as mudas de hortaliças para a Horta Escolar eram na totalidade oriundas do horto da PML, a Prof. Estelamaris Agostini, responsável pelos trabalhos da estufa/viveiro da Uniplac e também professora da Escola Itinerante, iniciou em 2004, com os alunos da referida escola, na disciplina de Biologia, um trabalho de coleta de sementes de árvores nativas para serem germinadas na estufa/viveiro. Em troca, os acadêmicos da Uniplac, desenvolvem a germinação de hortaliças na estufa, cujas mudas produzidas, são plantadas nas hortas da escola. No ano de 2005 esse trabalho se fortaleceu, envolvendo mais professores e alunos da Escola Itinerante, assim como mais acadêmicos dos vários cursos da Uniplac (alunos bolsistas e voluntários). O resultado desta parceria traduz-se num trabalho multidisciplinar, com respostas positivas para as duas Instituições. Para este ano, além das atividades já efetivas, parte das mudas produzidas vão servir para melhorar a qualidade de vida da população lageana, através do ato de deixar a cidade cada vez mais “verde”, destaca a professora Estelamaris.