A UNIPLAC COMO UNIVERSIDADE FEDERAL (1)

A questão é provocativa, porém, temporânea. Dela, se espera duas tendências de opiniões: as favoráveis e; não menos importantes para engrandecer o debate, as contrárias. Na minha opinião, o que importa, é seguirmos exemplos de movimentos que ocorrem pela federalização das universidades nas Regiões de Blumenau, Joinville e Oeste Catarinense, e não ficarmos de braços cruzados, imóveis e, mais uma vez, vendo as outras regiões concretizarem seus pleitos, e a nossa ficar como dependente. Vamos seguir o exemplo de luta das pessoas abnegadas, que no passado, não contentes com a ordem reinante do ensino superior em Santa Catarina com seu centralismo absoluto, instituíram o modelo fundacional, do qual a Uniplac faz parte, como forma alternativa de se viabilizar o ensino superior descentralizado, com qualidade. Com 33 Cursos de Graduação, 29 de Pós-Graduação lato sensu e 1 Mestrado em Educação, julgo a Uniplac como instituição que promove o desenvolvimento sustentável, pois ao ampliar as condições de acesso, inibindo o êxodo de serranos para outras regiões, também oportunizou acesso para pessoas oriundas dos mais variados cantos do Brasil. A formação e competência profissional de seus recursos humanos, 387 docentes e 184 técnicos administrativos é seu principal diferencial. Os 24.046,32 m2 de área física construída, 98 salas de aulas, 68 laboratórios, 374 computadores, e os 64.641 volumes referentes aos 31.365 títulos na biblioteca central, também expressam sua magnitude. Geograficamente, com recursos humanos, físicos e tecnológicos, ela estende-se com o ensino superior, 100% presencial, também em São Joaquim, Urubici, e Campo Belo do Sul. Contudo, em que pese sua relevância e sua dimensão, parece, para alguns, que a Uniplac não merece existir. Preferem apoiar e investir em outras instituições. Ao invés disso, porque não nos mobilizarmos para transformá-la em Universidade Federal ? Por isso, conclamo as lideranças políticas que concorrerão nas eleições de 2006 a incluir em seus programas de governo ou projetos legislativos, a defesa da federalização da Uniplac. Em especial, conclamo a comunidade acadêmica e os cidadãos da Serra Catarinense para discutir o assunto, encampar o movimento e acompanhar as decisões e ações de nossos representantes políticos nos poderes legislativos e executivos. Obs.: os dados quantitativos apresentados no texto foram obtidos do Relatório com o Balanço Social de 2004 da Uniplac.